Projeto Rhymes and Colors: explorando a poesia negra estadunidense no aprendizado de língua inglesa na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.14.1-10

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Literatura afro-estadunidense, Ensino de Língua Inglesa, PIBID

Resumo

Contextualizado em uma escola parceira do PIBID - Letras Inglês (UFPB), o projeto Rhymes and Colors foi desenvolvido por três alunos licenciandos com o objetivo de promover o letramento racial através da literatura afro-estadunidense e do ensino de Língua Inglesa alinhado com uma educação antirracista. Pautado em Cavalleiro (2001); Ferreira (2007; 2012); hooks (1994); dentre outros pesquisadores do campo estudado, o projeto desenvolveu uma sequência de cinco aulas compostas por uma introdução; pela leitura e interpretação de três poemas característicos do movimento Harlem Renaissance, somados ao aprendizado de conteúdos linguísticos advindos das próprias obras; e uma atividade final dedicada à produção de cartazes que possibilitaram a (re)interpretação dos alunos sobre os textos trabalhados. A proposta resultou em um aprendizado contextualizado dos conteúdos propostos por parte dos estudantes, que os expressaram durante a última atividade. Assim, foi possível observar por meio das discussões a ocorrência de uma ampliação de conhecimentos linguísticos e da conscientização crítica e racial dos alunos.

Biografia do Autor

Francieli Freudenberger Martiny, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística e Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

David Raphael da Silva Paredes, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Letras - Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Anny Priscila de Souza Melo, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Letras - Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

John Ryan Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor graduado do curso de Letras – Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Referências

BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10 de janeiro de 2003. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 18 dez. 2023.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/PIBID/PIBID. Acesso em: 18 dez. 2023.

CARDIAL, Karen. O valor da literatura negra na educação antirracista. Revista Educação. 2023. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2023/06/09/literatura-negra-educacao-antirracista>. Acesso em: 10 dez. 2023.

CONCEIÇÃO, Letícia Camilo. Questões sociais de raça nas aulas de Língua Inglesa no contexto de uma escola pública. GEADEL, Acre, v. 1, n. 1, p. 72-35, 2020.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. What has race/ethnicity got to do with EFL teaching? Linguagem & Ensino, v.10, n.1, p.211-233, jan./jun. 2007.

________. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista de Educação Pública, v. 21, n. 46, p. 275-288, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017. 283 p.

NOVA ESCOLA (org.). Como construir uma escola antirracista. 2022. E-book. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/21397/e-book-educacao-antirracista-baixe-gratuitamente>. Acesso em: 25 nov. 2023.

ONU BRASIL. A Agenda 2030. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 25 nov. 2023.

PEREIRA, Maria Betânia Almeida et al. Educação Antirracista e Ensino De Línguas, Literaturas e Outras Linguagens: Pesquisas e Práticas. Pensares em Revista, v. especial, n. 22, p. 1-7, São Gonçalo, 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale. 2013.

ROCHA, Margarida de Carvalho. In: NOVA ESCOLA (org.). Como construir uma escola antirracista. 2022. E-book. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/21397/e-book-educacao-antirracista-baixe-gratuitamente>. Acesso em: 25 nov. 2023.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SANTOS, Alexsandro do Nascimento. Educação Antirracista e Equidade Racial no Ensino Fundamental: Parâmetros para Avaliação Negociada do Projeto Político-Pedagógico. Revista Parlamento e Sociedade, v.10, n.18, p. 95-116, São Paulo, jan./jun. 2022.

SANTOS, Cecilia Gusson; SANTOS, James Rios; KADRI, Michelle Salles. Letramento Racial Crítico na construção da Educação Antirracista nas aulas de língua inglesa da Educação Básica. Entretextos, v. 21, n. 2, p. 153 - 172, Londrina, ago./dez. 2021.

STEIN, Alexandre. O inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas. Entretextos, v. 20, n. 2, p. 41-58, Londrina, jul./dez. 2020.

YASBEK, Kiki. Por uma educação antirracista. Espaço Ekoa. 2021. Disponível em: <https://espacoekoa.com.br/o-amor-e-a-base-da-educacao-inclusiva/>. Acesso em: 10 dez. 2023.

Downloads

Publicado

31.05.2024

Como Citar

Freudenberger Martiny, F., Raphael da Silva Paredes, D., de Souza Melo, A. P., & Moreira, J. R. (2024). Projeto Rhymes and Colors: explorando a poesia negra estadunidense no aprendizado de língua inglesa na educação básica. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412413. https://doi.org/10.29327/256399.14.1-10