Projeto Rhymes and Colors: explorando a poesia negra estadunidense no aprendizado de língua inglesa na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Literatura afro-estadunidense, Ensino de Língua Inglesa, PIBID

Resumo

Contextualizado em uma escola parceira do PIBID - Letras Inglês (UFPB), o projeto Rhymes and Colors foi desenvolvido por três alunos licenciandos com o objetivo de promover o letramento racial através da literatura afro-estadunidense e do ensino de Língua Inglesa alinhado com uma educação antirracista. Pautado em Cavalleiro (2001); Ferreira (2007; 2012); hooks (1994); dentre outros pesquisadores do campo estudado, o projeto desenvolveu uma sequência de cinco aulas compostas por uma introdução; pela leitura e interpretação de três poemas característicos do movimento Harlem Renaissance, somados ao aprendizado de conteúdos linguísticos advindos das próprias obras; e uma atividade final dedicada à produção de cartazes que possibilitaram a (re)interpretação dos alunos sobre os textos trabalhados. A proposta resultou em um aprendizado contextualizado dos conteúdos propostos por parte dos estudantes, que os expressaram durante a última atividade. Assim, foi possível observar por meio das discussões a ocorrência de uma ampliação de conhecimentos linguísticos e da conscientização crítica e racial dos alunos.

Biografia do Autor

Francieli Freudenberger Martiny, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística e Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

David Raphael da Silva Paredes, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Letras - Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Anny Priscila de Souza Melo, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Letras - Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

John Ryan Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor graduado do curso de Letras – Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Referências

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Publicado

31.05.2024

Como Citar

Freudenberger Martiny, F., Raphael da Silva Paredes, D., de Souza Melo, A. P., & Moreira, J. R. (2024). Projeto Rhymes and Colors: explorando a poesia negra estadunidense no aprendizado de língua inglesa na educação básica. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412413. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3422