Descobrindo a beleza além da aparência: construindo sentidos na Língua inglesa a partir da Pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.14.1-3Palavras-chave:
Pedagogia dos Multiletramentos, Multimodalidade, Letramento Crítico, Ensino de Língua Inglesa, Literatura InglesaResumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência de planejamento e regência de um projeto de ensino em uma Escola Estadual de Ensino Integral em João Pessoa. Tal vivência ocorreu durante a atuação dos autores no programa Pibid Letras Inglês da UFPB, em que desenvolveram o projeto "Descobrindo a Beleza para Além da Aparência: Uma abordagem de The Picture of Dorian Gray". Essa ação intencionou explorar noções pertinentes à Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 1996; Cope; Kalantzis, 2015; Martins, 2021) no contexto de ensino de LI com alunos de 2º ano de Ensino Médio. Portanto, este trabalho foca na elaboração do produto final, desvelando os processos de construção de sentidos dos alunos nas aulas de LI. Assim, buscamos contribuir para uma aprendizagem crítica, além de explorar como os recursos multimodais estimulam a leitura e a aprendizagem significativa da língua (Jewitt; Krees, 2010). Os resultados promovem uma discussão acerca das “brechas” para exercitar o Letramento Crítico (Duboc, 2014).
Referências
ALONSO, K. O potencial dos textos literários na aprendizagem de línguas adicionais sob a perspectiva da teoria dos multiletramentos. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n.12, p. 237-256, jul. 2022.
CAZDEN, C. et al. "A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures." Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996, pp. 60-89.
COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things You Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). A Pedagogy of Multiliteracies: Learning By Design. London: Palgrave, 2015, pp. 1-32.
DUBOC, A. P. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N.; MACIEL, R. F. (Orgs.). Novos letramentos em terra de Paulo Freire. São Paulo: Pontes, 2014, pp. 209-229.
JEWITT, C.; KRESS, G. Multimodality, literacy and school English. In: WYSE, D.; ANDREWS, R.; HOFFMAN, J. (Eds.). The Routledge International Handbook of English Language and Literacy Teaching. Abingdon, Oxon: Routledge, 2010, pp. 342-345.
LEADING. Projeto: “Descobrindo a Beleza Além da Aparência”. Disponível em: <https://sites.google.com/view/leadingufpb/materiais-didáticos/ensino-médio/2º-ano/projeto-descobrindo-a-beleza-além-da-aparência>. Acesso em: 6 dez. 2023.
MARTINS, R. T. (Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje. Revista Investigações, v. 34, n. 2, 22 dez. 2021.
MONTE MOR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: Rocha, C.; Maciel, R. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 31-50.
PINHEIRO, P. A. SOBRE O MANIFESTO “A PEDAGOGY OF MULTILITERACIES: DESIGNING SOCIAL FUTURES” - 20 ANOS DEPOIS. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 525–530, ago. 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e
técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale,
SOUSA FILHO, R. A.; ALBUQUERQUE, W. Infográficos: “O Ciclo do Re-design e a importância do Letramento Crítico”. Disponível em: <https://sites.google.com/view/leadingufpb/artigos-e-produções/infográficos-o-ciclo-do-re-design-e-a-importância-do-letramento-crítico?authuser=3>. Acesso em: 06 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Wilfrid Albuquerque; Francieli Freudenberger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.