Descobrindo a beleza além da aparência: construindo sentidos na Língua inglesa a partir da Pedagogia dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.14.1-3

Palavras-chave:

Pedagogia dos Multiletramentos, Multimodalidade, Letramento Crítico, Ensino de Língua Inglesa, Literatura Inglesa

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de planejamento e regência de um projeto de ensino em uma Escola Estadual de Ensino Integral em João Pessoa. Tal vivência ocorreu durante a atuação dos autores no programa Pibid Letras Inglês da UFPB, em que desenvolveram o projeto "Descobrindo a Beleza para Além da Aparência: Uma abordagem de The Picture of Dorian Gray". Essa ação intencionou explorar noções pertinentes à Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 1996; Cope; Kalantzis, 2015; Martins, 2021) no contexto de ensino de LI com alunos de 2º ano de Ensino Médio. Portanto, este trabalho foca na elaboração do produto final, desvelando os processos de construção de sentidos dos alunos nas aulas de LI. Assim, buscamos contribuir para uma aprendizagem crítica, além de explorar como os recursos multimodais estimulam a leitura e a aprendizagem significativa da língua (Jewitt; Krees, 2010). Os resultados promovem uma discussão acerca das “brechas” para exercitar o Letramento Crítico (Duboc, 2014).

Biografia do Autor

Wilfrid Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Wilfrid Albuquerque é graduando do curso de Licenciatura em Letras - Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do grupo de estudos LEADING (Grupo de Estudos em Letramentos, Ensino e Ação Docente em Inglês - CNPq/UFPB). Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFPB). 

Francieli Freudenberger, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Francieli Freudenberger é Doutora em Linguística pela UFPB e professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas desta Universidade, onde participa na coordenação do Grupo de Estudos em Letramentos, Ensino e Ação Docente - LEADING (UFPB/CNPq). Tem atuado em programas de iniciação à docência, tais como Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – e Prolicen – Programa de Incentivo à Licenciatura, bem como projetos de extensão universitária, como o EFOPLI - Espaços para a Formação de Professores de Língua Inglesa. 

Referências

ALONSO, K. O potencial dos textos literários na aprendizagem de línguas adicionais sob a perspectiva da teoria dos multiletramentos. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n.12, p. 237-256, jul. 2022.

CAZDEN, C. et al. "A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures." Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996, pp. 60-89.

COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things You Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). A Pedagogy of Multiliteracies: Learning By Design. London: Palgrave, 2015, pp. 1-32.

DUBOC, A. P. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N.; MACIEL, R. F. (Orgs.). Novos letramentos em terra de Paulo Freire. São Paulo: Pontes, 2014, pp. 209-229.

JEWITT, C.; KRESS, G. Multimodality, literacy and school English. In: WYSE, D.; ANDREWS, R.; HOFFMAN, J. (Eds.). The Routledge International Handbook of English Language and Literacy Teaching. Abingdon, Oxon: Routledge, 2010, pp. 342-345.

LEADING. Projeto: “Descobrindo a Beleza Além da Aparência”. Disponível em: <https://sites.google.com/view/leadingufpb/materiais-didáticos/ensino-médio/2º-ano/projeto-descobrindo-a-beleza-além-da-aparência>. Acesso em: 6 dez. 2023.

MARTINS, R. T. (Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje. Revista Investigações, v. 34, n. 2, 22 dez. 2021.

MONTE MOR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: Rocha, C.; Maciel, R. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 31-50.

PINHEIRO, P. A. SOBRE O MANIFESTO “A PEDAGOGY OF MULTILITERACIES: DESIGNING SOCIAL FUTURES” - 20 ANOS DEPOIS. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 525–530, ago. 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e

técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale,

SOUSA FILHO, R. A.; ALBUQUERQUE, W. Infográficos: “O Ciclo do Re-design e a importância do Letramento Crítico”. Disponível em: <https://sites.google.com/view/leadingufpb/artigos-e-produções/infográficos-o-ciclo-do-re-design-e-a-importância-do-letramento-crítico?authuser=3>. Acesso em: 06 dez. 2023.

Downloads

Publicado

21.04.2024

Como Citar

Albuquerque de Souza, W., & Freudenberger Martiny, F. (2024). Descobrindo a beleza além da aparência: construindo sentidos na Língua inglesa a partir da Pedagogia dos multiletramentos. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412407. https://doi.org/10.29327/256399.14.1-3