Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do ENEM

Autores

  • André Souza-Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gislaine Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.6.1-3

Palavras-chave:

Língua(gem), Ensino, Redação do Enem, Violência contra a mulher

Resumo

No presente artigo, temos o objetivo de apresentar uma proposta de ensino valorizando não apenas o aspecto linguístico-textual, mas também a perspectiva de cunho social, problematizando a violência contra a mulher visando à redação do Enem. Sabemos dos altos índices de violência contra a mulher e seus tipos, bem como os altos números de feminicídio, logo, nos propomos a trabalhar essas problemáticas em sala de aula pensando no aluno como um agente de transformação social. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando de referências bibliográficas com base em um caráter propositivo. Para tanto, desenvolvemos uma sequência pedagógica que visa uma contribuição para os docentes atuantes no Ensino Médio da educação básica. Desse modo, propomos o trabalho conjunto entre escrita e leitura associado ao tema social objetivando não apenas o Enem, mas um paradigma social extremamente atual e importante, uma vez que a escola pode ser espaço de discussão para diversas temáticas em conflito na sociedade, acreditando em uma contribuição positiva na vida do aluno enquanto cidadão, por meio do ensino.

Biografia do Autor

André Souza-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Linguística (UFPB) e professor de Língua e Linguística (UEPB)

Referências

ALVES, G. B. Transexualidade e direitos fundamentais: O direito à identidade de gênero. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial: 2008.

BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, Secretaria da Educação Básica, 2006a.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006b.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: terceiros e quartos ciclos: Orientação sexual. Brasília, DF: 1998.

CAVALCANTE, J. M. Por uma escola plural: a diversidade de gênero e sexual na perspectiva multicultural. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.

COSTA, K. M. da. Discurso de ódio na rede social Facebook: vozes que reproduzem a misoginia racista presente na sociedade brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

FERREIRA, P. R. Tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual: uma questão de segurança humana. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOULART, I. B. Psicologia da educação. 16.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOURO, G. L. Gênero sexualidade e educação. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais e ensino. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZZERA, M. A. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

OLIVEIRA, P. S. de. Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literatura na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.

PEREIRA, N. B. Vivendo na "batalha": um estudo sobre o trabalho de prostitutas na Feira Central em Campina Grande - PB. 2019. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.

SANTANA, A. S. Violência obstétrica: Um desafio à humanização do parto. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

SANTOS, I. K. L. dos. Manda nudes: o PL 5555/2013 e a exposição sexual de mulheres na internet. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.

SCHMIDT, S. P. "O Feminismo, ainda", p. 291-304. In: Freitag, Raquel Meister Ko; Severo, Cristine Gorski (org.). Mulheres, Linguagem e Poder - Estudos de Gênero na Sociolinguística Brasileira. São Paulo: Blucher, 2015.

SILVA, A. de P. D da. Identidades de Gênero e práticas discursivas. In: SILVA, V. S. Campina Grande: EDUEP, 2008, p. 81-87.

SILVA, D. G. da. Direitos humanos: educação e violência contra a mulher na cidade de Guarabira-PB. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.

SILVA, J. L. M da. Ensino do gênero redação/dissertação escolar: por uma escrita autoral e funcional. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.

SOUZA, D. D. de. A territorialidade envolvendo os corpos das mulheres: as relações de poder e conflitos no Campus III - UEPB. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.

SOUZA-SILVA, A. L. COPPI, D. dos S. M. Uma proposta de letramento social para aulas de Língua Portuguesa: respeito à diversidade sexual. In: ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; MANGUEIRA, J. V. (org.). Estudos sobre línguas e literaturas na educação básica. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, p. 134-161.

Downloads

Publicado

01.02.2020 — Atualizado em 01.02.2020

Versões

Como Citar

Souza-Silva, A., & Rodrigues, G. . (2020). Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do ENEM. DISCURSIVIDADES, 6(1), 86–123. https://doi.org/10.29327/256399.6.1-3

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.