Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do ENEM

Autores

  • André Souza-Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gislaine Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.6.1-3

Palavras-chave:

Língua(gem), Ensino, Redação do Enem, Violência contra a mulher

Resumo

No presente artigo, temos o objetivo de apresentar uma proposta de ensino valorizando não apenas o aspecto linguístico-textual, mas também a perspectiva de cunho social, problematizando a violência contra a mulher visando à redação do Enem. Sabemos dos altos índices de violência contra a mulher e seus tipos, bem como os altos números de feminicídio, logo, nos propomos a trabalhar essas problemáticas em sala de aula pensando no aluno como um agente de transformação social. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando de referências bibliográficas com base em um caráter propositivo. Para tanto, desenvolvemos uma sequência pedagógica que visa uma contribuição para os docentes atuantes no Ensino Médio da educação básica. Desse modo, propomos o trabalho conjunto entre escrita e leitura associado ao tema social objetivando não apenas o Enem, mas um paradigma social extremamente atual e importante, uma vez que a escola pode ser espaço de discussão para diversas temáticas em conflito na sociedade, acreditando em uma contribuição positiva na vida do aluno enquanto cidadão, por meio do ensino.

Biografia do Autor

André Souza-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Linguística (UFPB) e professor de Língua e Linguística (UEPB)

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Publicado

01.02.2020 — Atualizado em 01.02.2020

Versões

Como Citar

Souza-Silva, A., & Rodrigues, G. . (2020). Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do ENEM. DISCURSIVIDADES, 6(1), 86–123. https://doi.org/10.29327/256399.6.1-3

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