Sobre a Revista

     A Revista Instante é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba. Publica artigos, estudos críticos, traduções e resenhas de mestres, doutorandos e doutores que envolvam os diversos temas que constituem o pensamento filosófico, perpassando questões de cunho ético, político, estético e epistemológico. Nesse sentido, destacam-se os aspectos de originalidade e de qualidade acadêmica que integram os trabalhos submetidos à Revista. Por fim, reitera-se que na última Avaliação Quadrienal realizada pela CAPES, a Revista obteve Qualis A3 o que representa o nosso compromisso e cuidado com todo o processo editorial dos textos submetidos.

 

 

Processo de Avaliação Pelos Pares

     O processo de avaliação dos textos enviados à Revista Instante será feito por pares, obedecendo ao modelo duplo-cego. Devido a isso, cada artigo, tradução ou resenha submetida será avaliada por ao menos 02 (dois) membros pareceristas que integram este Comitê Científico. Caso o parecer dado por cada membro seja divergente entre si, o trabalho será analisado por um terceiro membro a fim de obter uma avaliação final.

     As contribuições submetidas à Revista passam por três etapas principais. A primeira consiste numa avaliação preliminar, feita pelos Editores, de modo a ser observado a adequação dos trabalhos conforme os itens exigidos pelas Diretrizes para Autores. Dito de outra forma, serão analisadas  a adequação ao escopo e aspectos como relevância, contribuição e ineditismo do texto. Após isto, os textos serão encaminhados para pelo menos dois/duas avaliadores/as ad hoc especializados/as na temática. Eles servirão de subsídio aos editores, analisando pontualmente toda a argumentação desenvolvida pelo autor(a) do texto. Como o sistema de revisão obedecerá o modelo duplo-cego, os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas. No segundo momento, o trabalho será devolvido ao(s) autor(es) a fim de que possa ser feito as devidas correções. Caso não haja necessidade de alterações, o texto será diretamente aprovado pela Equipe Editorial. Por fim, após essas etapas preliminares, haverá a editoração e posterior publicação do trabalho enviado à Revista.  

     Dentre os critérios analisados durante a avaliação dos textos, os pareceristas observarão a relevância do tema, a originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, a clareza, a adequação da bibliografia, a estruturação e o desenvolvimento teórico, a metodologia utilizada, as conclusões e a contribuição oferecida para o conhecimento da área. Através disso, destacamos o nosso compromisso com os trabalhos submetidos. Por fim, reitera-se que os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: ACEITAR, ACEITAR COM RESTRIÇÕES e RECUSAR.

Observação: Para a publicação do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) cumprir com todas as recomendações feitas pelos membros pareceristas. Neste sentido, as correções e/ou alterações solicitadas deverão ser realizadas atentamente, pois, sem isto, os trabalhos não poderão seguir para a próxima etapa.

 

Periodicidade e Fluxo de Submissões

 A Revista Instante possui publicação semestral, não cobra taxas para publicar e recebe submissões em fluxo contínuo. 

 

Plataforma e Identificador Digital

 Os trabalhos desenvolvidos pela Revista Instante serão hospedados pelo portal de periódicos da Universidade Estadual da Paraíba, tendo como gerenciamento o software livre Open Journal Systems (OJS).

Anúncios

CHAMADADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (v. 6, n. 1, 2024)

2024-02-07

                                                  CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

                           ARTIGOS, RESENHAS E TRADUÇÕES SOBRE QUALQUER TEMÁTICA FILOSÓFICA

        Prezados membros professores, pesquisadores, leitores e público em geral,

        A Revista Instante, do Departamento de Filosofia da UEPB, convida a todos os pesquisadores (as), Doutorandos, Mestres e Doutores, professores (as) interessados em publicar seu artigo, para que façam a submissão no site:

http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/revistainstante/about/submissions

                                                              PUBLICAÇÃO: JUNHO DE 2024

Solicitamos, previamente, a análise das alterações realizadas em nossas "Diretrizes para Autores" na aba "Submissão".

Nos ajudem nas divulgações!

At.te.

Equipe Editorial

 

Saiba mais sobre CHAMADADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (v. 6, n. 1, 2024)

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2023): DOSSIÊ: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E REALISMO CIENTÍFICO
					Visualizar v. 5 n. 2 (2023): DOSSIÊ: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E REALISMO CIENTÍFICO

Prezada Equipe,

        A Revista Instante do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba comunica a publicação do Volume 5, Número 2, 2023, contendo os artigos referentes ao Dossiê: Filosofia da Ciência e Realismo Científico. Aproveitamos para agradecer ao nosso Editor Convidado, Gabriel Chiarotti Sardi (USP), pelo aceite do convite para organização deste trabalho. De caráter internacional, este Dossiê expressa o resultado obtido através das contribuições dadas por pesquisadores notórios, tanto do Brasil quanto do exterior. São trabalhos de excelência acadêmica que demonstrarão o rigor e a seriedade com os quais foram pensados e produzidos. Desde a subdivisão adquirida por cada artigo, a escolha de suas respectivas bibliografias e, sobretudo, os seus objetivos, cada texto aqui apresentado possui o mérito e a qualidade ímpar. Por isso, caros leitores, convido-os a uma leitura atenta e pontual a fim de perceberem a grandiosidade deste material. Desde já, gostaria de agradecer a cada autor(a) pelo empenho e pela contribuição, bem como pela escolha do nosso periódico como veículo de divulgação dos trabalhos filosóficos.

        Boa leitura a todos!

        Allyson Pereira de Almeida, Editor-Chefe

        Gabriel Chiarotti Sardi, Editor Convidado

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2194248.5.2

Publicado: 2023-12-24

PRÉ-TEXTUAIS

EDITORIAL

APRESENTAÇÃO

Artigos

Ver Todas as Edições