Plauto e Suassuna: análise intertextual comparativa dos personagens João Grilo e Chicó, Líbano e Leônidas
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-17Palavras-chave:
Ensino da Língua PortuguesaResumo
O objetivo deste trabalho é indicar as convergências aos traços constitutivos do caráter dos personagens dA Comédia dos Burros (Asinaria) com os personagens trapaceiros e manipuladores da peça Auto da Compadecida, a fim de mostrar que há um vínculo efetivo na construção dos personagens do teatro suassuniano com a tradição clássica plautina. Logo, o trabalho é de base comparativa e o suporte teórico que embasa a análise são as concepções de Intertextualidade, propostas por Kristeva, e da Transtextualidade, ideia sistematizada por Genette (2010).
Referências
BARROS, Diana Pessoa de; FIORIN, José de Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: Em torno de Bakhtin Mikhail. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de extratos: Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda, Miriam Vieira. –Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes. O cabreiro tresmalhado: Ariano Suassuna e a universalidade da cultura. –São Paulo: Palas Athena, 2002.
PLAUTO. A Comédia dos Burros. In: PLAUTO. Comédias I. [Introdução geral de Aires Pereira do Couto. Introdução tradução do latim e notas de Carlos Alberto Louro Fonseca, Aires Pereira do Couto, Walter de Medeiros, Cláudia Teixeira e Helena Costa Toipa. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.
SAMOYALT, Tiphaine. A Intertextualidade; tradução de Sandra Nitrini. –São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 8 ed. –Rio de Janeiro: Agir, 1971.
SUASSUNA, Ariano. O Santo e a Porca. 26 ed. – Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2012.
VASSALO, Ligia. O sertão medieval: origens europeias do teatro de Ariano Suassuna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Rinaldo Andrade Brandão; Emanuel Pereira Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.